top of page
Foto do escritorRoberta Advogada

''Descer pra BC'' é o novo "Camaro Amarelo''?

Na minha humilde opinião, com certeza sim.

A primeira é de Brenno e Matheus; e a segunda, de Munhoz e Mariano.





Brenno & Matheus, segundo li, de 29 e 30 anos de idade atualmente, com carreira iniciada como dupla em 2014



Munhoz & Mariano



Ambas são músicas questionáveis, com letras muito criticadas e também questionáveis, feitas mesmo para serem hits virais e ''chiclete'', músicas de Revéillon, verão e Carnaval, concorrendo a ''hit'' de cada uma das festas ou estações citadas.

São canções totalmente comerciais, feitas mesmo para viralizar em dancinhas de Tik Tok (em 2012, quando ''Camaro Amarelo'' estourou, ainda não havia Tik Tok, mas, enfim).

Acho que Mariano, contudo, ainda canta melhor que Brenno, que força demais a voz, creio eu que propositalmente, na linha que sei lá por quê os representantes do agronejo (como eles mesmos) insistem em fazer, tais como Luan Pereira, US Agroboy, dentre outros nomes deste nicho.

Na minha análise, o sertanejo universitário em si já encontra-se meio saturado, então,foi feito este nicho como uma espécie de ''novo sertanejo'', e sendo denominado de ''agronejo'', um ritmo com muitas brincadeiras, letras hiperssexualizadas e falando de festas, letras de duplo sentido, com muitos feats. com artistas como MC Daniel, Melody e outros; muitas batidas eletrônicas, feats., feats. e feats., um estilo feito mesmo para viralizar, sem vozeirões nem grandes nomes no quesito "talento gigantesco'', mas que ganham fama e muitos streams entre a ''molecada'' e adolescentes com suas letras fáceis, etc.

O próprio ritmo não se leva a sério, foi criado só para divertir e ganhar MUITO dinheiro, mesmo, mas muitos críticos insistem em analisar e ficar ''passados'' por algo ''tão ruim'' na opinião deles fazer sucesso (ou como diz Régis Tadeu, não é sucesso, é apenas fama, ''entre fãs retardados e debilóides'', como ele mesmo também costuma dizer).

Só que esse estilo não é feito pra agradar crítico musical, ganhar Grammy, substituir Chico Buarque ou Maria Bethânia, ou mesmo Chitãozinho & Xororó, Cascatinha & Inhana....

Nem compor letras que vão inspirar gerações daqui a 40 anos ou mais, como Orlando Silva, Nelson Gonçalves, Roberto Carlos, Dalva de Oliveira, Cauby Peixoto e tantos outros.

A intenção deles é só ganhar dinheiro e visibilidade, lotar estádios, ter milhões de streams, etc., mesmo, enquanto a de quem ouve, é apenas diversão, vazia ou não, mas diversão. Pura e simples. Ponto.

Não tem ninguém ali querendo levar ninguém a nenhum tipo de reflexão, não tem novo Renato Russo surgindo, nem que seja um novo Chorão, que também levava seu público a pensar, mesmo que de uma forma mais direta e menos poética que Renato, enfim.

Não há reflexões ali, ninguém se preocupa muito com o conteúdo, mas sim com a forma: dancinhas, shows lotados, ingressos caríssimos esgotados rapidamente, roupas que ditam moda e logo os envolvidos lançam seus produtos, suas grifes, enfim.

É isso. É SÓ ISSO.

O Agronejo tem como seus pioneiros e principais expoentes Ana Castela e Luan Pereira, seguidos de US Agroboy, e agora também Brenno e Matheus, CountryBeat, Félix e Léo Souzza, dentre outros.

E muitos outros com certeza ainda beberão desta fonte.

Pode anotar e aguardar.




As semelhanças entre "Descer pra BC'' e "Camaro Amarelo''



Como não existe ''politicamente correto'' nesse tipo de letra e a ideia é só brincar, fazer rir, dançar e encher seus cofrinhos de porquinho (kkkkk), os dois narradores têm vários fatores em comum:



1) Ambos comemoram (em vez de lamentar) a morte de seus pais, pois assim ficaram com a herança toda só para eles (parecem ser filhos únicos sem mãe, também, né?)

2) O pai provavelmente era rígido e não os deixava esbanjar, poupou a vida inteira, para que quando falecesse a primeira providência dos filhos fosse torrar tudo, viajar, comprar Camaro Amarelo, descer para BC (Balneário Camboriú), gastar tudo com mulheres, para impressioná-las, ''pegá-las'', enfim.

3) Uma outra possibilidade é que esse pai desse eu lírico (nos dois casos) não tinha uma relação próxima nem de afeto com estes filhos, apenas um laço legal e biológico.

4) Assim, eles nem tiveram muito o que lamentar (supostamente), e apenas comemoraram o enriquecimento repentino, inesperado e sem esforço.

5) Ambos tinham uma vida dura antes da morte do pai e do enriquecimento repentino, mas agora querem apenas ostentar, parar de trabalhar, parar de ''pisar no capim'', de ''andar de moto CG'', enfim, querem apenas carrões, viagens de luxo, várias mulheres lindas, além é claro de esnobar quem os humilhou no passado (mais especialmente no caso de "Camaro Amarelo'').







Enfim, são letras meio bobas, politicamente incorretas, rasas, mas quem liga pra isso?

Enfim, a intenção é só divertir e ganhar dinheiro, mesmo.

Nem tem mais muito o que analisar.... kkkkkkkkkkkkkkkk



Ah!

Não podemos também deixar de mencionar que todos os citados são galãs e divas_ kkkkkkk.











E você, enxerga semelhanças nas duas histórias, nas duas letra e nas intenções das duas canções, ou não?

Ou nem tinha percebido, notado ou parado pra pensar em nada disso?




Conta para mim!!!! Quero saber!!!!






0 visualização0 comentário

留言


bottom of page