top of page
Foto do escritorRoberta Advogada

O que leva uma pessoa a ser um acumulador de objetos e às vezes até mesmo lixo?

É nosso tema de hoje.


Possíveis causasNão se conhece a causa exata que leva uma pessoa a fazer acumulação excessiva de objetos, no entanto, é possível que esteja relacionado com fatores genéticos, com o funcionamento cerebral ou com eventos estressantes da vida da pessoa.3 de abr. de 2024



A série Acumuladores estreou na TV aberta, na Rede Record, no dia 25 de julho de 2024, sob o comando de Mariana Godoy.

É a série americana, dublada, com comentários de Mariana.

Não consegui ainda identificar em que ano foram filmados os episódios que passam na Record (nem o próprio programa claro informa isso em momento algum), mas por exemplo me chamou muito a atenção o caso de Linda, uma idosa acumuladora de objetos, lixo e animais há mais de 12 anos, que criou a filha e dois netos em meio ao lixo e muito fedor, e acabou perdendo a casa por infiltrações e outros decorrentes da má conservação e acúmulo de TUDO que se possa imaginar dentro dela.

Só o reparo da casa ficaria em mais de 800 mil reais. O terreno sem nada foi avaliado em 60 mil, porém a implosão ou demolição profissional custaria 40 mil, tendo Linda direito a apenas 20 mil reais pelo terreno e pela casa, totalmente deteriorada.

Linda já se encontrava em estágio avançado de demência, urinando e defecando na sala na frente dos netos sem pudor algum, por exemplo.

Li que este teria sido um caso de fracasso da série, mas não considerei, ao menos tiraram esta senhora de lá ainda com vida.



Há diversos níveis de acumulação.

Como acumuladora diagnosticada de Nível 1, vou falar um pouco dos níveis e também possíveis causas (segundo minha própria experiência).


Bem, existem segundo li diversos níveis:



Desorganização crônica

Acumulação nível 1 a nível 5



E os casos do Programa televisivo acumuladores são de pessoas (segundo uma das psicólogas do programa comentou) que atingiram até o Nível 10, ou seja, casas com 5 até inacreditáveis 15 toneladas de objetos inúteis e mal conservados dentro, entre tralhas velhas, lixo, terra, fezes de animais, menos de 5% do que tem dentro desta casa ainda é funcional ou tem alguma serventia_ mas também não é utilizado, pois também não é localizado quando se precisa.



Nenhum cômodo está mais funcional, geralmente estas pessoas não trabalham mais, nem namoram, por exemplo.

Não têm vida social praticamente nenhuma, não vão mais a festas de família, etc. ....



E quem ainda namora, assim como os participantes do Quilos Mortais que namoram, não têm um namoro funcional, vivem brigando com seus parceiros por causa da acumulação e o TA é um enorme empecilho a seus relacionamentos.



Como sentar e ver um filme na TV, uma coisa simples para qualquer casal, dentro de uma casa com 5 toneladas de lixo e pragas, por exemplo?



Até a geladeira destas pessoas está lotada de lixo, comida vencida ou mesmo podre; a despensa é o mesmo; a garagem e quintal também lotados de inutilidades, etc. ...

A situação é caótica.



Bem, li vários motivos, e para mim de fato é:



  1. Questões genéticas_ podem ser filhos de acumuladores, por exemplo

  2. Ansiedade, depressão, TOC e outros que também levem ao TA (também conhecido como "Síndrome de Diógenes'')

  3. Apego excessivo a objetos

  4. medo de precisar algum dia e não ter

  5. compulsão também por compras, receber doações, recolher coisas "boazinhas'' no lixo e outras formas de aquisição de objetos

  6. Medo de se arrepender de ter jogado fora

  7. apego ao passado

  8. carência emocional

  9. medo extremo da escassez

  10. ter sido impedido de guardar coisas e acabar desenvolvendo a compulsão (é um pouco meu caso).

  11. A endorfina que o ato de acumular libera no cérebro do acumulador, se tornando realmente um vício, algo compensador (psicologicamente).












0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

留言


bottom of page